Manodom comenta fatores que o levaram para o spotlight internacional em 2022

Por Rodrigo Airaf

Foto de abertura: divulgação

“No começo tinha o Jack, e Jack tinha um groove. Deste groove veio o groove de todos os grooves. E um dia, tocando muito seu som, Jack declarou: que haja o house”. Esta história presente na letra do sucesso “Can You Feel It”, de Mr. Fingers (Larry Heard) representa muito o apreço que Manodom tem pelo house, groovado, elegante e essencial. Tão forte é sua paixão por tal estética sonora – ainda muito forte, principalmente, na Europa e na América do Norte – que ele a incorpora em suas produções. 

“Entrei nesse universo quando eu era adolescente. Comecei a tocar aos 11 anos. Nos anos 90 o movimento clubber foi muito forte, eu fui clubber nessa época [rs]. Quando resolvi voltar a produzir, em 2017, eu tinha que voltar para uma base, eu nunca seguiria as modas. Busco fazer meu sucesso independentemente da moda”, conta Manodom, que está na área há algumas décadas. “Sou um DJ com mais de 40 anos, mas não me intimido com o que algumas pessoas pensam, faço o meu trabalho sem ligar muito pra isso”, completa. 

Manodom está em clima de celebração neste exato momento. O motivo é o lançamento de sua track “Rock Your Voice”, com participação do rapper neojersiano Kamal Imani, em uma label querida pelo público lá fora, a HouseU. Com base na Hungria, a label coloca o DJ e produtor carioca, portanto, no meio de outros artistas imponentes que lançaram por lá, como Andrey Exx, Antoine Claraman, Earth N Days, Kevin McKay e Sammy Deuce. “Minha voz é meu instrumento de libertação”, diz um trecho vocal da faixa.

Reconhecimento sendo construído

“Rock Your Voice”, lançada no último dia 28 de outubro, acabou levando Manodom até a posição #21 no chart de Hype House e #14 no Best New House October, no Beatport. Porém, não é necessariamente novidade para ele permear os holofotes mundiais na plataforma e ser promovido por grandes labels. Um dos seus maiores sucessos, “If I Can Go”, foi ao ar pela Bobbin’ Head, selo do Husky e ficou duas semanas consecutivas também no Hype House (com pico na posição #19), além de ter passado de 120 mil plays no Spotify. 

Por falar nos streams do Spotify, outros dois lançamentos de Manodom em 2022 foram parar nas playlists de uma parcela grande do público e dos DJs. “Magic for My Soul” e “Wishes”, ambas lançadas na Original House Records. Respectivamente, têm 200 mil e 115 mil plays na plataforma até o fechamento desta matéria. As novidades não param por aí: o novo single de Manodom vai elevar mais uma vez seu posicionamento no cenário internacional. 

A ser lançada em 11 de novembro, “Be Funky” sairá pela Let There Be House, label tradicional lá fora e que é lar de alguns artistas inconfundíveis do house – Sebb Junior e CASSIMM, para começar. A própria label descreve a faixa: “é uma track objetivamente feita para você se sentir bem”. Também circundando o futuro próximo, aguardamos um single de Manodom na Freakin909 e In It Together. Para 2023, precisaremos aguardar os spoilers das super labels que vêm aí para ele. Haja fôlego!  

Clareza e multidisciplinaridade

“Sempre busco a autoralidade no máximo nível possível”, comenta Manodom, que tem uma alçada multi-instrumentista – toca piano, violão, baixo, guitarra, teclado, além de ser cantor e compositor. Com a intenção de estar no processo de produção de cabo a rabo, compõe a maior parte das suas letras e, quando é pertinente, contrata vocalistas. “Em boa parte das músicas trabalhou com uma cantora chamada Tracy, que vem do gospel, das igrejas nova iorquinas; ela coube como uma luva no projeto”, menciona. 

Grooves clássicos, são, portanto, a expertise de Manodom e seguirão sendo seu foco, ainda que ele também dê um pouco de toque latino a algumas de suas produções, em especial na parte percussiva. “Minhas músicas representam o que eu prego, né? Cultura clubber, house music, algo que voltou a ganhar força no mundo e meio que patina um pouco no Brasil, por uma série de preconceitos”, comenta. 

Desta forma, blues, disco, house meio retrô, soul music, funk setentista e jazz sempre vão aparecer entre os indicadores sonoros de Manodom, que vem agitando as pistas de rolês como Magic Island e clubes como Greenvalley. Assim, com a leveza do house e a energia leve de sua personalidade, Manodom caminha a passos largos no cenário e projetando-se cada vez mais para fora. Acompanhemos!  

Siga Manodom no Instagram.

Deixe um comentário

Fique por dentro