Por assessoria
Foto de abertura: divulgação
O Spotify divulgou nessa última quinta-feira (15) as suas tradicionais listas retrospectivas do ano, e na dos músicos brasileiros mais tocados no exterior, um nome chamou a atenção. Em meio a celebridades como Anitta e Roberto Carlos, Sevek foi quem apareceu em quinto lugar, à frente até de astros como Pedro Sampaio e Marília Mendonça, despertando a curiosidade de muitos que não o conhecem.
Assim como Alok, Öwnboss, Vintage Culture e Dubdogz — segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados, respectivamente —, Sevek é um dos cinco representantes, na lista, da música eletrônica nacional, que ganha cada vez mais força em todo o planeta. É da autoria dele, inclusive, a segunda música mais ouvida no exterior em 2022 pela plataforma: “Move Your Body“, megahit lançado em outubro de 2021 pela Musical Freedom (selo do lendário DJ holandês Tiësto) em collab com Öwnboss, que ficou atrás apenas de “Envolver”, de Anitta.
Carregado de uma energia poderosa e intoxicante, o single fez tanto sucesso que bateu a marca de meio bilhão de plays em todas as plataformas somadas, com menos de um ano de existência; no Spotify, são pouco mais de 185,5 milhões no momento desta publicação.
Esses números ajudam a explicar a presença do nome do DJ gaúcho, natural da pequena cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, em posições tão privilegiadas. Mas vai muito além disso: ao longo dos últimos 12 meses, ele tem trabalhado para provar que não é artista “one hit wonder”. Sons como “Close To Me”, com Liu, “Same Man“, com o famoso DJ belga Yves V, e “Cathedral (Piece of Me)” não apenas brilharam nos serviços de streaming e em vários dos maiores clubes e festivais do globo, como renderam ao produtor musical a chancela de peixes grandes do mercado.
O rei David Guetta, que já era fã desde “Move Your Body”, gostou tanto de “Cathedral” que fez questão de elogiar Sevek por DM no Instagram quando ouviu a música. E a Spinnin’ Records, considerada por muitos a maior gravadora de música eletrônica do mundo, se amarrou tanto em seu som que assinou com ele um contrato de exclusividade de dois anos e meio. Isso sem falar em outros gigantes, como Armin van Buuren e o próprio Alok, que também têm tocado as músicas do jovem de 23 anos.
Agora, o astro brasileiro acaba de inovar novamente ao lançar “Assim“, com MC TH, se tornando o primeiro funk brasileiro misturado com tech house lançado pela holandesa Spinnin’ Records.