Por que está todo mundo indo pra Romênia ouvir música eletrônica?

Por Iasmim Guedes

Foto de abertura: divulgação

A cena eletrônica está em plena agitação, e um destino em particular vem ganhando cada vez mais destaque: a Romênia. 

Com uma cena musical pulsante e um charme misterioso, o país do leste europeu esconde também um visual deslumbrante e se tornou o refúgio perfeito para os amantes das batidas eletrônicas. 

Vamos explorar este cenário e descobrir por que a Romênia tem atraído uma galera diversificada, desde os clubbers até curiosos em busca de novas experiências.

Experiência musical intimista

A Romênia é palco de um dos festivais de música minimalista – entre minimal techno, micro house e outros estilos que fazem parte da paleta sonora -, mais respeitados do mundo, o Sunwaves

Sunwaves Festival. Foto: Ogarev

Realizado na cidade costeira de Mamaia, no litoral romeno, o evento atrai pessoas de todas as partes do globo que buscam uma experiência, como uma vez disse tINI, “sobre fechar os olhos, e não sobre mãos pra cima”. 

O festival se estende por cinco dias e entre os nomes que batem cartão por lá estão: Ricardo Villalobos, Marco Carola (ambos com longs sets que extrapolam as 15, 20 horas….), Sonja Moonear, a própria tINI, e os anfitriões romenos e estrelas do festival, Raresh, Radoo e Petre Inspirescu do [a:rpia:r], entre muitos outros.

O Sunwaves é realizado duas vezes ao ano e sua última edição rolou recentemente, entre os dias 27 de abril a 03 de maio. 

O Enigma do UNTOLD

O UNTOLD se destaca na Romênia por transcender as fronteiras musicais, e ser o maior festival de música do país latino. É um evento tão inspirador que cada dia mais e mais pessoas se locomovem até o país do leste europeu para viver a magia. 

Sunwaves Festival. Foto: Divulgação

Realizado na cidade de Cluj-Napoca, no coração da Transilvânia (sim, a região famosa do Drácula), o UNTOLD cativa a atenção dos fãs de música, de diversos gêneros, graças à sua diversidade e à presença de grandes nomes internacionais. 

Este ano o festival acontece entre os dias 3 e 6 de agosto, com mais de 250 artistas internacionais e locais, distribuídos em oito palcos. 

Entre as atrações confirmadas para comandar o palco principal estão Alok, que retornar pelo terceiro ano consecutivo aos evento, Armin van Buuren, David Guetta, Martin Garrix, Alesso, Steve Aoki, Tujamo, Fedde le Grand, entre outros.

A pista Galaxy recebe Amelie Lens, Boris Brejcha, Camelphat, Marco Carola, Dixon, Bedouin, Mathame, Amber Broos, Ann Clue, Kasia, Sublee, Charlie, Priku, Sit e muito mais.

A banda de pop-rock vencedora do Grammy, Imagine Dragons, Bebe Rexha, Ava Max, FERG, Years & Years e WizTheMc, também fazem parte da escalação de artistas da 8ª edição do UNTOLD.

O ingressos estão a partir de 139 euros + impostos via untold.com

Mais eventos eletrônicos

Além do Sunwaves e do UNTOLD, a Romênia é palco de outros eventos empolgantes. O Electric Castle Festival, realizado no belo cenário do Castelo Banffy, em Cluj-Napoca, reúne uma mistura eclética de gêneros musicais, incluindo música eletrônica, rock e hip-hop.

Electric Castle Festival. Foto: divulgação

Localizado em um cenário pitoresco próximo à cidade de Târgu Mure?, o Awake Festival combina música eletrônica, rock e indie em um ambiente deslumbrante. O festival atrai tanto artistas locais quanto internacionais e oferece uma mistura de apresentações musicais, arte, workshops e atividades ao ar livre. 

Awake Festival. Foto: divulgação

O Waha Festival é um evento de música eletrônica alternativa realizado em um cenário idílico nas montanhas dos Cárpatos. O festival destaca-se por sua atmosfera intimista e espiritual, com uma seleção diversificada de artistas e uma ênfase na música psicodélica, psytrance e downtempo.

Waha Festiva. Foto: divulgação

A Romênia como Cartão Postal

A região da Transilvânia, com sua paisagem montanhosa e cidades medievais, é um destaque imperdível. O famoso Castelo do Drácula, localizado a cerca de 30 km de Brasov e 170 km ao norte da capital Bucharest, é uma parada obrigatória para os apaixonados por história e cultura. 

Foto: divulgação

Além disso, a Romênia conta com a região de Bucovina, conhecida por seus mosteiros pintados e cenários naturais exuberantes. Para uma experiência completa, os visitantes podem explorar as gargantas do Parque Nacional Retezat ou relaxar nas águas termais de Baile Felix.

Sem contar com a capital Bucareste, que respira história e cultura, com prédios que remetem aos livros da escola da época em que o mundo era dividido entre comunismo e capitalismo, e passeios charmosos como o parque Village Museum.

Acessível para o bolso

O país possui uma diversidade geográfica que vai desde as Montanhas dos Cárpatos, passando pelo Delta do Danúbio até o litoral do Mar Negro. É um destino fascinante e também muito acessível.

Foto: divulgação

A moeda oficial é o Leu Romeno (RON), que geralmente tem uma taxa de câmbio favorável em relação a outras estrangeiras, como o euro ou o dólar, oferecendo aos visitantes um poder de compra maior ao converter sua moeda local.

Comparado a outros destinos europeus populares, os preços de hospedagem e alimentação tendem a ser mais baixos. Tem opções de albergues, hotéis boutique e apartamentos para aluguel temporário, coma valores acessíveis. Além disso, os restaurantes e cafés romenos geralmente têm preços razoáveis, permitindo que os viajantes desfrutem de refeições saborosas sem gastar muito.

O Povo Romeno

Um dos pontos mais altos de toda essa experiência é sem dúvida o povo romeno, que se assemelha muito ao brasileiro. São acolhedores, e ajudam os turistas a passearem pelas tradições milenares do seu país.

Foto: divulgação

Com tudo isso, fica claro que a Romênia é um país que deve entrar na sua lista de viagens próximas, pois você com certeza terá uma experiência musical, cultural, história e gastronômica sem precedentes! 

Deixe um comentário

Fique por dentro