Por Lau Ferreira
Foto: Cognição Eletrônica
Com a residência de Vintage Culture na Hï Ibiza confirmada pelo segundo ano consecutivo (o DJ comanda a pista Club Room nas quartas-feiras de junho ao fim de setembro, enquanto FISHER toma conta do palco Theatre), a cena brasileira estará muito bem representada na ilha em 2023.
Contando apenas essas datas, são mais de 15 atrações do nosso país marcando presença. E se tem uma turma que já é experimentada quando o assunto é tocar em um dos pontos mais icônicos da cultura clubber mundial, tem quem mal consegue segurar a ansiedade de se apresentar por lá pela primeira vez.
Veja abaixo nove DJs brasileiros convidados por Vintage que estreiam em Ibiza nesta temporada:
Foto: Divulgação
O catarinense Antdot está naquele momento empolgante de ascensão vivido por todo artista que chega ao estrelato. No último ano, consolidou-se como expoente do melodic house no Brasil, tendo passado por palcos como os de Rock in Rio, Universo Paralello e BOMA — bem como dos principais clubes do país —, ganhado suportes expressivos, alcançado mais de meio milhão de ouvintes no Spotify e ficado em sétimo lugar no Top 50 Alternativo da House Mag.
No dia 16 de agosto, vai assumir o Club Room da Hï Ibiza em um B2B com seu grande parceiro Maz (que já tocou na ilha anteriormente), com quem, inclusive, emplacou hits que conquistaram o topo de charts do Beatport.
Foto: Divulgação
Talentoso e carismático, Brisotti está na ativa há seis anos, mas foi nos últimos dois, a partir de seu lançamento pela Solid Grooves de Michael Bibi e Pawsa, que seu nome atingiu um novo patamar.
A partir de então, com o suporte de expoentes como Jamie Jones, Michael Bibi, Chris Lake, Clonee e Loco Dice, se estabeleceu como uma das forças do tech house nacional — e agora, dá mais um passo fundamental, debutando em Ibiza como convidado de Vintage, em 19 de julho.
Foto: Divulgação
Dono de uma das carreiras mais longevas e consistentes da lista, Bruno Be já tocou em praticamente todas as principais pistas de house do país (incluindo festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Só Track Boa) e lançou por algumas das maiores gravadoras do planeta, como Spinnin’ Records, STMPD RCRDS, Armada Music, Musical Freedom e Universal Music, chegando a mais de cem milhões de plays no Spotify.
Com esse currículo, já estava na hora de levar sua arte à glamourosa ilha espanhola; o DJ se apresenta no Club Room no dia 13 de setembro, em B2B com o Fancy Inc.
Foto: Cognição Eletrônica
Talvez o nome mais surpreendente da lista — por se tratar de uma DJ mais do que consolidada, em uma trajetória vitoriosa de mais de duas décadas de atuação —, Eli já passou por alguns dos principais clubes da história da música eletrônica. Curiosamente, Ibiza ainda era uma lacuna, que vai ser preenchida no dia 21 de junho, em lineup que ainda conta com Mathame e Doozie, além do anfitrião.
Eli é também a única disc-jóquei desta lista que não é produtora musical, o que torna o fato de estar na melhor fase de sua carreira (com passagens por festivais da grandeza de Rock in Rio, Lollapalooza e Time Warp, sem falar do sucesso à frente do Grupo CAOS) ainda mais significativo.
Foto: Divulgação
Foi a partir de collabs com Vintage Culture (como “My Girl”, “In the Dark”, “Cali Dreams”, “Free” e o remix para “Let’s Love”, de David Guetta e Sia) que o duo gaúcho Fancy Inc explodiu, ajudou a ditar novas tendências musicais e se estabilizou como força criativa na cena eletrônica nacional.
Assim, natural que a primeira vez em Ibiza fosse ao lado do grande amigo e parceiro. Como falado acima, a dupla toca na Hï Ibiza no dia 13 de setembro, em B2B com Bruno Be.
Foto: Divulgação
A carioca Kennya Rosa é um dos nomes mais interessantes a ter se estabelecido na cena nacional recentemente. Apesar de ter começado sua jornada em 2014, quando foi selecionada para o programa Favela Beats, da Red Bull, foi em 2022 que KENYA20HZ passou a se tornar quase onipresente nas pistas mais alternativas do país.
Neste ano, a DJ, produtora, performer e artista multimídia faz não apenas sua estreia em Ibiza — assume o Club Room em 26 de julho, dividindo lineup com Jessica Brankka e um B2B entre Vintage e Kölsch —, como na Europa, onde poderá mostrar todo seu potencial criativo para o mundo.