Só Track Boa

Da ideia à prática: Marcelo Madueño, diretor de eventos da Entourage, comenta backstage da Só Track Boa e seu curso para produtores

Percebendo uma grande lacuna na especialização do mercado do entretenimento, Marcelo Madueño criou o QA PRO e vai abrir os bastidores de um dos maiores eventos do país em uma visita técnica nesta quinta-feira.

O mercado de eventos foi um dos que mais sofreu o impacto da pandemia e mesmo após quase três anos, as mudanças ainda são evidentes, tanto no comportamento do público, quanto na relação econômica, onde os custos de produção chegaram a triplicar. Esse foi um dos motivos que levaram Marcelo Madueño, o “Madu”, sócio e Diretor de Produção de Eventos da Entourage Live, a desenvolver o QA PRO, curso de especialização que traz conhecimento técnico, estratégico e metodológico para melhorar as experiências e otimizar custos e lucros do setor. 

“Ao longo dos anos trabalhando com parceiros por todo o Brasil, percebi que não existia uma evolução de metodologia. O mercado dos eventos está estagnado em certos modelos, não sai do lugar porque as pessoas não estão munidas das melhores ferramentas. Então eu desenvolvi um sistema replicável a todos os tipos de eventos”, explica Madueño, que está por trás de alguns dos maiores eventos do país, como Time Warp Brasil e a Só Track Boa, e é formado em Administração de Empresas pela FGV com especialização em Finanças Corporativas, Estratégia Empresarial e MBA pela FGV em Gerenciamento de Projetos.

Como parte da vivência prática do QA PRO, esta semana Madu irá mostrar na prática, em uma visita técnica marcada para o dia 13 de junho, detalhes de um dos maiores festivais de música eletrônica do país, a Só Track Boa, que acontece neste fim de semana em São Paulo. A visita guiada terá duração de quatro horas e poderá ser adquirida com o QA PRO Visita Técnica.

A Visita Técnica à Só Track Boa 

“A visita será dividida em duas partes: uma apresentação geral do projeto e um passeio em campo para todo mundo conhecer o evento antes dele estar aberto, enquanto eu compartilho os desafios e curiosidades de todo o processo de produção do festival.” explica Marcelo. 

Além de estar frente a frente com um dos maiores profissionais do mercado, quem participar terá a oportunidade de conhecer detalhes da produção como a ficha técnica, justificativa dele existir, os principais objetivos, fases do projeto, cronologia, entre outros ensinamentos.

“Eles vão acessar áreas restritas, como a sala de produção, camarim, vila dos artistas e algumas outras cerejinhas ali do bolo pra quem sempre foi cliente e nunca viu do palco pra trás como é.” completa.

Com 11 anos de experiência no mercado e conhecimentos profundos em crescimento no setor, Madu ajudou a transformar a Entourage em uma das maiores agências de eventos da indústria da música eletrônica no Brasil, e agora está pronto para repassar sua metodologia e conhecimento e ajudar outros produtores de eventos a crescerem.

O curso

Com 20 horas de duração, o QA PRO 2.0 foi reformulado a partir de uma turma piloto, e está estruturado em seis módulos que abrangem ampliação de visão estratégica de oportunidades de mercado, guia PMBOK — Project Management Body of Knowledge —, a bíblia dos maiores gestores de projeto do mundo, adaptada para ser reproduzida pelo produtor de eventos, planejamento e estruturação do escopo do projeto para garantir entregas certeiras, gerenciamento de tempo, custos e decisões para uma entrega mais rápida e econômica, captação de recursos e análises financeiras, entre outros.

São eles:

1º Módulo – Introdução ao mercado de entretenimento e eventos

2º Módulo – A fascinante história por trás do surgimento e desenvolvimento ao longo do tempo

3º Módulo – Definição do PMBOK

4º Módulo – Tudo sobre gerenciamento de escopo

5º Módulo – Os segredos por trás do gerenciamento de cronograma

6º Módulo – Gerenciamento de custos

Gerando resultados no pós-pandemia

À frente da produção de eventos da Entourage desde 2017, Marcelo Madueño conta que o curso vem em um momento em que o mercado precisa suprir o período pós-pandêmico, um dos mais desafiadores para o setor do entretenimento — e para isso, é preciso estar mais do que preparado.

“O momento é delicado. Os custos subiram de forma surreal. De modo geral, triplicaram. No nosso caso, duplicaram, mas não dá pra repassar esse valor ao cliente. Porém, são nos momentos difíceis que as pessoas mais qualificadas prevalecem, pois elas conseguem entregar eventos mais organizados, com custos menores, lucros maiores e em tempo hábil. Na Entourage, por exemplo, conseguimos ter o maior resultado da empresa em 2022. Se o custo dobrou, a gente deveria ter metade do lucro, mas na verdade, tivemos 50% a mais. E essa também é uma das ajudas que o curso pode oferecer”, conta Madu.

Inscrições

As inscrições estão abertas até segunda feira, dia 17 de junho, e podem ser feitas por este link. As aulas são gravadas, e podem ser assistidas de qualquer lugar.

Além das gravações, quem comprar o QA PRO 2.0 terá uma mentoria em grupo com Madueño, de duas horas de duração, a cada módulo — totalizando oito horas.

“Ao final do curso, você terá um planejamento completo para lidar com qualquer evento, seja um festival de música, um casamento, evento cultural ou um workshop. Minha garantia é oferecer todas as habilidades ao produtor de evento para poder trabalhar em projetos de todos os portes, desde eventos menores até os maiores eventos do país”, complementa Marcelo.

Sobre Marcelo Madueño

Sócio e Head de Produção de Eventos da Entourage Live, produtora líder no mercado de música eletrônica na América Latina, Marcelo Madueño é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com especializações em Finanças Corporativas, Estratégia Empresarial e MBA pela FGV em Gerenciamento de Projetos. 

Após concluir a graduação, Marcelo iniciou sua trajetória profissional no mercado financeiro, onde trabalhou no maior banco de investimentos do mundo, o JP Morgan, ganhando a oportunidade de estudar modelagem financeira aplicada à indústria, em Nova Iorque. Sua habilidade em lidar com matemática financeira complexa foi fundamental para seu sucesso em projetos bilionários, incluindo a notável transação que trouxe a Heinz para o Brasil.

Depois de três anos no banco, Madueño decidiu explorar novos horizontes e se aventurou no setor de eventos. Em 2016, ingressou na Entourage, onde, desde então, vem aplicando seus conhecimentos de gestão financeira e estratégia para elevar a eficiência operacional da agência, e esta a frente de eventos como Time Warp, Só Track Boa, entre outros.

Madueño acredita que há uma grande lacuna na especialização do setor e traz toda a expertise no desenvolvimento do QA PRO, seu novo curso aplicado ao ramo do entretenimento .

Por assessoria

Deixe um comentário

Fique por dentro