Toolroom Records: conheça a gravadora britânica que desenvolve talentos há 20 anos

Por assessoria

Foto de abertura: divulgação

A gravadora Toolroom Records é uma dos maiores selos de House e Tech House do mundo. Há 20 anos no mercado, a label foi criada pelo icônico Mark Knight, DJ britânico que já foi indicado ao Grammy e coleciona mais de 120 milhões de streams globais, sendo dono de hinos como “Man With The Red Face”, “Alright” e “Downpipe” com seu irmão Stuart.

“Nosso mantra desde o início era simples”, conta Mark. “Queríamos ser uma gravadora dirigida por DJs, para DJs. O tipo de gravadora que, quando você via a arte atrás do balcão da loja de discos, comprava na hora”. E o nome da label remete a esses tempos mais simples: Toolroom significa “sala de ferramentas” e foi em um barracão de ferramentas no quintal dos irmãos que a empresa começou em 2003.

Além da inovação musical, a gravadora foi uma das primeiras a colocar suas tracks à venda no Beatport em 2004. Mark e Stuart foram visionários no futuro online da música e, inclusive, Mark chegou a ser um dos artistas mais vendidos da plataforma. Atualmente, a label ocupa a 2ª posição no ranking de Tech House e House no Beatport, e está entre os Top 10 de todos os gêneros. 

Dentre a lista de artistas que já lançaram com a gravadora, temos Fatboy Slim, Underwolrd, Armand van Helden, Tony Romera, Sophia Essel, Crusy, Friend Within, Purple Disco Machine e muitos outros.

Mark Knight e funcionários da Toolroom (créditos: reprodução)

A Toolroom vai além dos lançamentos, entrando para o mundo dos eventos com residências e apresentações em festivais por todo o mundo. Só no mês de agosto a label passará por Nova Iorque, Toronto, Montreal, Chicago e Londres com a turnê mundial de “Where Music Matters”. Ainda, lançaram em 2016 a Toolroom Academy, com cursos para DJs, pacotes de samples, softwares e plug-ins, que conta com aproximadamente 7 mil alunos. Outra vertente da gravadora é o programa de rádio Toolroom Radio, apresentado por Mark, com mais de 16 milhões de ouvintes por semana. Além disso, em 2018, o selo lançou a iniciativa “We Are Listening” para identificar releases de produtoras mulheres.

Em 2023, lançamentos de Leftwing & Kody e ESSEL têm sido sucessos da gravadora, dentre eles a recente “Better Times” de KC Lights que retornou à Toolroom com uma track clássica com uma mistura envolvente de House com influências de Disco e a deslumbrante voz de Låpsley. A gravadora ainda tem muitas novidades para 2023, não deixe de segui-la nas redes sociais: @toolroomrecords.

Deixe um comentário

Fique por dentro