Top House Mag 2022: participe do primeiro ranking de música eletrônica brasileiro auditado por blockchain

Por redação

Foto de abertura: Jeremy Bichop

Acabou a ansiedade e, agora, podemos finalmente revelar o retorno do Top House Mag 2022, que traz mudanças significativas em relação ao formato que vigorou entre 2008 e 2017. 

Dividido em quatro categorias — Top 100 DJs/Produtores, Top 50 Alternativo, Top 50 Novos Talentos e Top 50 Clubs —, o ranking é o primeiro da cena eletrônica mundial a estar ancorado em uma rede blockchain (espécie de livro contábil virtual, transparente e inviolável, que se popularizou nas transações de criptomoedas), o que significa que ele será totalmente auditável. Cada pessoa terá direito a escolher entre três e cinco opções de artistas e de clubes.

Os primeiros 500 nomes mais citados pelo público passam pelo primeiro filtro, quando entra em cena a segunda grande diferença: exceto pelo Top 50 Clubs, a seleção final não será baseada apenas por voto do público, mas, a partir de uma equação entre escolha popular (70%), que orientará as três listas de DJs/produtores; números de streaming nas principais plataformas (Spotify, Deezer, Tidal, YouTube, Apple Music e Amazon Music) nos últimos 12 meses (10%); números de vendas do Beatport nos últimos 12 meses (10%); e quantidade de suportes para suas músicas nos últimos 12 meses (10%), mensurada a partir da Songstats, plataforma mais usada para análise de dados no mercado.

Foto: Michael Benz

Segundo a diretora executiva da House Mag, Jeniffer Avila, esses quatro pilares somados fazem um balanço mais fidedigno do tamanho e da relevância do artista. Ela também entende que os rankings são “extremamente necessários” para o seu ecossistema. 

“A música virou um produto — o principal produto com que os profissionais desse mercado fazem dinheiro. Quando você quer comprar algo, ou ir num restaurante, por exemplo, você pesquisa no Google e encontra uma lista dos melhores, ou dos mais populares, através de reviews. Então os rankings são fundamentais para os contratantes, e para o público descobrir novos artistas”.

Seu sócio, Jorge Junior, acrescenta que o processo de pesquisa para criar o novo ranking os levou a conhecerem vários novos destaques.

“Estamos surpresos com o número de artistas que não conhecíamos, com lançamentos relevantes, bons suportes, números expressivos e bom engajamento, e que só estão precisando entrar em uma vitrine”.

Além disso, ambos acreditam que a competição estimulará a criatividade na cena eletrônica — tanto para lançar músicas quanto para produzir conteúdo nas redes sociais, em busca de engajamento —, gerando ainda mais valor para os fãs que, por sua vez, serão encorajados a votar não apenas para ajudar seus artistas e clubes favoritos, mas também para ganhar benefícios. Cada voto (único por pessoa, mediante cadastro) renderá uma House Coin, a criptomoeda da música eletrônica. Ou seja, quem realizar todas as dez opções de votos disponíveis (cinco artistas e cinco clubes) terá, ao final, dez moedas.

Foto: divulgação

A House Coin poderá ser usada para compra de NFTs, músicas e outros itens do marketplace da House Mag, bem como para adquirir produtos de parceiros credenciados, como ingressos e bebidas em eventos, cursos de música eletrônica, entre outros. Por conta disso, os sócios apostam ainda no potencial de valorização da criptomoeda a longo prazo, e, consequentemente, no seu uso como reserva de valor — a exemplo do Bitcoin, do Ether e de tantas outros tokens que são comprados e vendidos por investidores.

A votação do Top House Mag 2022 será feita mediante cadastro na plataforma oficial, onde você, também, confere as regras, processos e regulamento. Acesse aqui.

Há ainda dois links alternativos que podem ser compartilhados para divulgação da campanha. Clubes que desejam pedir votos podem usar este link, no qual a votação começa a partir das casas noturnas; já neste link, a votação começa pelos DJs.

Artistas e clubes podem acessar este link para fazer o download dos logos e modelos abertos em PSD ou PNG para criarem seu material de divulgação.

A votação está aberta a partir desta quinta-feira, dia 20 de outubro. O resultado será revelado em 20 de janeiro de 2023.

Top House Mag 2022: Regras e Regulamento

Depois de cinco anos, a House Mag retoma seu ranking da cena eletrônica brasileira. Totalmente reformulado, 100% auditável e dividido em quatro categorias — Top 100 DJs/Produtores, Top 50 Alternativo, Top 50 Novos Talentos e Top 50 Clubs —, o agora chamado Top House Mag 2022 elege, através de uma combinação entre votação popular e números do mercado, os artistas e clubes mais populares do país.

Aproveitando a nova fase de alta da música eletrônica nacional e com o intuito de promover uma vitrine para DJs/produtores e casas noturnas do Brasil, a House Mag convoca: escolha os seus favoritos e participe! A votação estará aberta entre os dias 20 de outubro e 20 de dezembro; os resultados saem no dia 20 de janeiro de 2023.

Regras

As opções de voto deverão obedecer à seguinte ordem: os votos devem ser entre três escolhas, no mínimo, e cinco, no máximo, seguindo sempre uma ordem crescente de importância da primeira à quinta colocação.

Para as três categorias que envolvem artistas, os primeiros 500 nomes mais citados pelo público passam pelo primeiro filtro, com peso de 70% para a listagem final. Os outros 30% são divididos em números de streaming nas principais plataformas (Spotify, Deezer, Tidal, YouTube, Apple Music e Amazon Music) nos últimos 12 meses (10%); números de vendas do Beatport nos últimos 12 meses (10%); e quantidade de suportes para suas músicas nos últimos 12 meses, mensurada a partir da Songstats (10%).

A equação entre essas quatro variáveis vai definir o Top 100 DJs/Produtores, o Top 50 Alternativo e o Top 50 Novos Talentos, enquanto o Top 50 Clubs será resultado exclusivo de voto popular.

Como funciona

O Top House Mag 2022 é o primeiro ranking de DJs e clubes da cena eletrônica no mundo todo a usar tecnologia blockchain. Isso significa que ele é 100% auditável e inviolável, o que garante a lisura e transparência dos seus resultados.

Todos os votos cairão numa fila de auditoria para validação dos processos conforme as regras. Depois de processados e auditados, os votos são enviados para a blockchain Polygon por meio de um dos chamados “contratos inteligentes”, que irá gerenciar a votação (clique aqui para entender melhor).

Como uma segunda camada de verificação, esse contrato inteligente audita novamente os votos, e estando tudo correto, os registra na blockchain. A fila será processada a cada cem votos — logo, pode ser que demore alguns minutos até seu voto ser auditado, processado e registrado. Quando o processo for concluído, você receberá uma hash de confirmação dentro da Área do Usuário.

Cada voto rende ao usuário uma unidade da House Coin, a criptomoeda da música eletrônica (ou seja, quem exercer todas as dez opções de votos possível, terá dez unidades).

A House Coin poderá ser usada para compra de NFTs, músicas e outros itens do marketplace da House Mag (camisetas, bonés, revistas…), bem como para adquirir produtos de parceiros credenciados, como ingressos e bebidas em eventos, cursos de música eletrônica, entre outros.

Também é possível adquirir até dez House Coins extra por processo de indicação (conforme o item 08 do regulamento).

Para ter acesso à Área de Usuário, crie uma senha para sua conta na página à qual você será direcionado após o término da votação. Nela, você também pode ver o seu saldo de House Coins e o extrato de indicações (limitadas a cinco).

Regulamento

1- Cada pessoa pode escolher entre um mínimo de três e um máximo de cinco opções dentro das duas plataformas de votação: artistas e clubes. Os votos devem seguir uma ordem de importância, da primeira à quinta colocação.

2- A pontuação que cada artista ou clube terá será baseada de acordo com essa ordem de importância referida no item acima. Por exemplo: o DJ que você considera o número 1 ganha 5 pontos, o número 2 ganha 4 pontos, o número 3 ganha 3 pontos, o número 4 ganha 2 pontos e o número 5 ganha 1 ponto.

3- A plataforma de votação para artistas orientará os resultados das três categorias correspondentes (Top 100 DJs/Produtores, Top 50 Alternativo e Top 50 Novos Talentos); a de clubes definirá o Top 50 Clubs.

4- Para o Top 100 DJs/Produtores, o Top 50 Alternativo e o Top 50 Novos Talentos, os votos correspondem a 70% do peso. A equação ainda inclui (1) números de streaming de cada artista nas principais plataformas (Spotify, Deezer, Tidal, YouTube, Apple Music e Amazon Music) nos últimos 12 meses (10%); (2) números de vendas no Beatport nos últimos 12 meses (10%); e quantidade de suportes para suas músicas nos últimos 12 meses, mensurada a partir da Songstats (10%). O Top 50 Clubs é definido exclusivamente por voto popular.

5- Qualificam-se para o Top 50 Alternativo os DJs, produtores e projetos de música eletrônica em geral que baseiam suas carreiras em estilos mais conceituais, como Melodic House & Techno, Afro House, Deep House, Electronica, Minimal, Organic House, Progressive House e Techno. Cada nome será avaliado individualmente por uma equipe especializada.

6- Qualificam-se para o Top 50 Novos Talentos os DJs, produtores e projetos de música eletrônica em geral que foram lançados ao mercado entre os anos de 2018 e 2022. Para tanto, serão considerados aptos aqueles cuja primeira aparição pública (online ou offline) veio nesse recorte temporal. Exemplo: se um artista lançou sua primeira música em 2018, mas já tocava ou usava rede social com aquele projeto em 2017, ele não poderá concorrer na categoria.

7- Cada voto renderá uma House Coin, a criptomoeda da música eletrônica. Exemplo: o usuário que realizar todas as dez opções de votos disponíveis (cinco artistas e cinco clubes) terá, ao final, dez House Coins.

8- Através da Área do Usuário, cada pessoa pode indicar até dez amigos para votarem no Top House Mag 2022. Para cada processo de votação concluído por um amigo indicado, uma nova House Coin é cedida para quem fez a indicação (em um máximo de dez).

9- Será aceito apenas um conjunto de votos por pessoa/IP, mediante cadastro no sistema. Uma vez submetidas as escolhas, o usuário não poderá editá-las, refazê-las ou desfazê-las. No caso de múltiplos conjuntos de votos detectados em um mesmo IP, todos esses votos serão cancelados.

10- O artista ou clube não precisa ser famoso/renomado para que você possa incluí-lo na sua lista de preferidos — basta ser um DJ, produtor, live act, grupo ou casa noturna brasileiro que trabalhe com música eletrônica. Todavia, se faz necessário que você escreva o seu nome exatamente como ele costuma se apresentar (se o artista adotar sobrenomes, não deixe de lado).

11- Ressalta-se que, no campo de votação, o sistema tem o auxílio do auto completar, já com diversos nomes cadastrados. Porém, mesmo que o seu artista ou clube preferido não conste no sistema, ele pode ser votado, sendo automaticamente cadastrado; basta escrever corretamente o seu nome.

12- O ranking diz respeito a artistas e clubes brasileiros — ou seja, pessoas de nacionalidade brasileira e clubes localizados em território brasileiro. Nomes de outras nacionalidades (mesmo aqueles que moram e trabalham no país) não podem participar.

13- A House Mag irá apurar eventuais fraudes obedecendo a forma prevista na lei.

14- A votação se encerra no dia 20 de dezembro de 2022. Os resultados serão divulgados no site da House Mag em 20 de janeiro de 2023, bem como na primeira edição da revista impressa publicada após essa data.

15- A House Mag permite e incentiva toda e qualquer campanha de voto mediada por parte dos artistas, clubes e agências através de sites, redes sociais e mail marketing, entre outros.

16- Não é permitido a nenhum artista, clube ou terceiro oferecer qualquer tipo de bonificação ou premiação para os internautas em troca de votos. Quem o fizer, estará sujeito a desclassificação.

Assim sendo, a House Mag deseja a todos que votem de forma consciente, obedecendo ao regulamento e com a ciência de que o resultado influenciará sobremaneira na carreira do seu artista, diante da premiação acima descrita. Salientamos, assim, a total importância de sua escolha.

Por fim, reiteramos a tradição e importância deste prêmio (que por vezes pode agradar ou desagradar os fãs e os concorrentes), haja vista a oportunidade dos fãs de música eletrônica de elegerem seus artistas e clubes favoritos, através da premiação.

Clique aqui para iniciar sua votação! E não se esqueça: depois de votar nos seus DJs e clubes preferidos, crie a sua conta para receber as House Coins e verificar os seus votos!

Deixe um comentário

Fique por dentro