Com vista para os Arcos da Lapa, Fonq Demure reúne DJs de vinis raros

Por assessoria

Foto de abertura: NZPR

Que tal ir a um evento não para ouvir o que se ouve por aí, mas, sim, uma fina seleção de colecionadores de vinis que vai desde brasilidades e world music até o fino da house music?

Esta é a proposta da Fonq Demure, que chega a sua segunda edição neste sábado, dia 13 de agosto, com vista para um dos mais tradicionais cartões postais do Rio de Janeiro. O evento começa às 16h e vai até meia noite. Veja disponibilidade aqui.

A ideia partiu de Sammy D., artista de San Francisco (EUA), que ganhou fama internacional com a banda Pillowtalk e, hoje, toca também em carreira solo. Figura frequente de festivais como The BPM Festival, Sammy D., está no Brasil após importantes shows nos Estados Unidos, como o Dirty Bird Campout, SXM Festival, Surreal NYE e, agora, apresenta seu novo projeto, um garimpo discotecário de responsa. “Alguns cavam fundo, mas, não tanto quanto os DJs residentes Tee Cardaci (EUA) e Rafael Contreiras (BRA), eles são natos viradores de vinis”, comenta o artista que é americano, mas, mora no Brasil e é casado com uma brasileira. Junto do produtor Nazen Carneiro, Sammy D. iniciou, recentemente, essa proposta do funk recatado, como diz em inglês o nome do evento, Fonq Demure, em forma estilizada. Veja um filme do último encontro Fonq Demure!

Além dos DJs residentes, o evento deste sábado, dia 13, conta com um convidado especial, o colecionador de vinis e seletor de raridades Gustavo Keno. O artista é historiador de formação e o seu direcionamento como seletor musical é voltado à pesquisa de canções e composições calcadas em temas sociais/religiosos do universo afro-brasileiro e da diáspora africana. Proprietário da “Ilê Discos” e integrante do trio “Juntos Com Certeza”, é figura central do canal homônimo de Youtube onde todas as suas (re)descobertas musicais são compartilhadas.

Um caldo sonoro de raridades sonoras com influências que vão de San Francisco, onde Sammy D e Tee Cardaci iniciaram suas carreiras musicais, até o Rio de Janeiro, Senegal e União Soviética, “conectando culturas e devaneios musicais”.

Ouça aqui a playlist da Fonq Demure

O time de DJ residentes da Fonq Demure é integrado por dois grandes colecionadores de vinil, o que traz uma riqueza cultural para um caldo que vai indo, vai indo, até chegar a house music.

Rafael Contreiras tem em suas influências desde o hardcore da adolescência até o samba de Paulo Cesar Pinheiro, Eduardo Gudin, Carmen Costa e o indie rock de Polara, Cap`n`Jazz, Electrelane, chegando na MPB de Djavan, Zezé Motta, Simone, Herlio Delmiro, Heraldo do Monte e Sivuca.

Espera-se do seu set em vinil, muitas músicas coloridas, energéticas, elegantes, nostálgicas e, por vezes, inesperadas. “É possível falar em similaridade da atitude em relação à discotecagem em três citações: o duo inglês @secretsundaze, o italiano @_____francescodelgarda, o brasileiro @djmarkyme a própria crew da Fonq Demure, Sammy D. e Tee Cardaci Acho que meu som é um caldo disso aí, e muitas outras referências”, respondeu quanto perguntado sobre as suas referências de discotagem.

evento_fonq_demure_01_22_07_16___selina_lapa____sammy_d_tee_cardaci_rafael_contreiras_e_coletivo_piraj___crditos_nzpr__45_500
Foto: NZPR

Tee Cardaci é mix de Brasil e Estados Unidos, um veterano do vinil com mais de 30 anos atrás dos decks, selecionando sons funky e soul da diáspora global com pouca consideração por gêneros.

Originalmente da área de Washington DC com passagens pela Europa e São Francisco ao longo do caminho, Tee chamou o Rio de Janeiro de casa nos últimos 14 anos. Suas reflexões sobre escavação de caixas de discos e pesquisas sobre música brasileira foram apresentadas em publicações como @aquariumdrunkard e @digmagazine e suas várias produções encontraram casas em selos como Ubiquity e @bastardjazz. Tee é também apresentador do programa “Above The Horizon” na @universalrhythms.music radio do Reino Unido e do Vôo Livre na @dublab Brasil.

“Aqui apresentamos sonoridades específicas para ouvidos apurados. As pessoas não vêm à Fonq Demure para ouvir mais do mesmo, elas vem para se surpreender”,afirma Nazen Carneiro, produtor executivo e sócio-fundador do evento. “Temos planos para entrar na temporada de verão com grandes surpresas, movimentando a agenda cultural do Rio”, complementa.

A Fonq Demure acontece no segundo sábado do mês e sua próxima edição será dia 13 de agosto, a partir de 16h até a meia noite. Os ingressos custam a partir de trinta reais. O evento acontece no terraço do Hotel Selina Lapa, com vista para os famosos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Fique por dentro