Saiba como foi o primeiro dia do Rio Music Conference em São Paulo

Por: Melissa Rav Soph (Hypno) e Vicente Amadeo (Art in Motion) com edição de Nazen CarneiroTUDOBEATS

O Rio Music Conference 2016/2017 chega a cidade de São Paulo para sua segunda etapa. A conferência, que acontece entre os dias 29 de Novembro e 03 de Dezembro no Unibes Cultural, conta com painéis, workshops e ambientes para networking além da programação noturna da Club Week, e a oportunidade de estar perto de outros profissionais do mercado da música eletrônica e entretenimento, peças-chave para o funcionamento do setor como empresários, jornalistas, artistas, agentes, publicitários, instrutores e demais profissionais.

Na quarta feira, inicou-se a Conferência propriamente dita e o primeiro painel tratou do tema “Do It Yourself”. Diferentes produtores e empresários contaram como criaram seu próprio negócio e geraram oportunidades para outras pessoas, confiando no seu trabalho e senso de mercado. Os convidados foram Eli Iwasa (DJ/Club 88), Nana Torres (DJ/ Discotech), Hot Bullet (DJ/ Plus Talent), Guga Trevisani (Manager/ Entourage) citaram as dificuldades de se entrar na cena eletrônica, algumas boas práticas para produzir as festas, criar marcas e labels.

Na sequência o assunto abordado foi com certeza um dos mais aguardados; o “Dekmantel Festival Brasil”. Caio Taborda, da Gop Tun abordou pontos como o conceito da marca, a expansão para outros paises através de parcerias com produtores locais e de objetivos próximos. Contaram sobre sua história, como começaram, desenvolveram. Eles sempre acreditaram em sons diferentes do que estava rolando até mesmo na europa. O Dekmantel desembarca no Brasil, especificamente em São paulo, uma cidade com uma intensa cultura musical e junto com a Goptun, trarao para o publico uma experiencia diferente vinda direto da floresta de Ammsterdam. Tbm fala sobre todo o trabalho, feito para que fique perfeito desde o line up ate a produçao final, buscando inspiraçoes em varias viajens feitas pelo  mundo.Mattjis Theben dono do selo, se apaixonou por Sao Paulo, e viu uma incrivel oportunidade e realizar o primeiro Dekmantel fora  da sua cidade de origem, enxergando essa selva de pedras, como um lugar onde a cena esta em constante crescimento, e  junto com Caio Taborda da Gop Tun, explicam como essa magia toda ira acontecer e de que forma, para que seu publico se sinta em um universo paralelo dentro do Jockey Club, onde sera realizado entre os dias 4 e 5 de fevereiro/2017.

No tema “Gestão de Carreiras” os convidados Elekfantz, Pedro Suchodolki, da D.O.C. Records, Renê Jr, da Austro (selo de música eletrônica da Gravadora Som Livre) e Tania Saraiva, da Tune Agency, contaram como novos  artistas estão em constante busca de espaço, de uma carreira solida e precisam estar sempre produzindo novidades, usando seu talento para criar sua identidade própria. Citaram o necessário planejamento estratégico e os cinco pontos importantes para se ter uma carreira bem sucedida, conquistar seu público, e qual abordagem correta se deve ter ao apresentar seu material para as agências e gravadoras, para despertar o interesse e iniciar um trabalho bem direcionado.

Qual a diferença entre o trabalho de um booker e o principal objetivo de um manager ao cuidar de seu produto, onde o talento vale mais do que ter boas fotografias e um super manager. Afinal, de que adianta tudo isto se esse produto não atrai clientes, se falta criatividade e originalidade. Com a sala cheia, também foi mostrado como a carreira do Elekfantz deslanchou, onde  os próprios artistas contaram como tudo começou.

O painel “Mercado de Oportunidade” contou com convidados de peso, todos grandes players do mercado: Alexandre Wesley (T4F), Mauricio Soares (Plus talent), Marcelo Beraldo (Grupo Vegas), Renato Ratier (Ratier/D-Edge), Renan Maciel (Ambev/Fusion) além do e mediador Claudio da Rocha Mirana Filho, produtor do Rio Music Conference, Ultra Music Festival entre outros grandes eventos.

Um assunto muito comentado foi a atual crise econômica no Brasil, como ela afetou cada um destes empresários e outros eventos, a oportunidade de olhar para dentro e remanejar, alterar objetivos e mudar as táticas de trabalho para abrir novos horizontes.

A crise, segundo eles, teria afetado inclusive o Tomorrowland, que teve queda expressiva na venda de tickets. Os convidados citaram então a tendência para 2017; eventos menores. Novos estilos musicais, gestão de carreiras e estratégias para atingir suas metas.

Toda mudança e sinônimo de oportunidade e o mercado está em constante mudança, trazendo outras tendências, outros tipos de festas. Alguns empresários souberam aproveitar a crise buscando formas de melhorar tudo isto. Mesmo com a crise o mercado de shows ficou aquecido e o país recebeu grandes nomes internacionais como Coldplay e Rolling Stones. Nessa área, para  a T4F, o ano foi muito bom e a explicação para isso seria que o dinheiro que sai do objetivo de viajem é o dinheiro que será usado para diversão de qualidade ja que nao ira ser gasto com viajem, troca de carro etc.

Já no painel Women’s Music Event Claudia Assef e Monique Dardenne contaram em primeira mão os planos para uma plataforma onde as mulheres desta indústria irão cooperar para engrandecer seu papel e aumentar a presença nos lineups e em toda a cadeia.

“Studio Sessions” trouxe Gabe (Sublime), Dashdot (24bit/Popart), Rodrigo Ferrrari (DJ/Produtor) e Andre Torquato (DJ/Nomumbah) para falar da complexidade de se produzir música e como este processo criativo é diferente de uma pessoa para a outra. Falaram sobre os softwares e hardwares que usam e sobre seu estilo de vida como músicos.

É muito difícil compactar tanto conteúdo apresntando num dia só, e ainda temos os painéis de quinta feira! Mãos a obra!

Fique por dentro