Não é só o vinil que está voltando com tudo. Quem anda fazendo um retorno grandioso ao mercado de música são aquelas famosas fitas cassete (quem nasceu após os anos 1990 provavelmente deve ter pouca ou quase nenhuma lembrança delas).
Prova disso é que as vendas de álbuns em cassete cresceram 74% nos EUA no ano passado, gerando um montante de 129 mil cópias vendidas (número bem acima das 74 mil comercializadas em 2015), de acordo com a empresa Nielsen Music, é o que reporta matéria da Billboard.
Esse aumento teve, claro, alguns motivos, já que não foram somente bandas e músicos indies que lançaram suas músicas no antigo formato. Nomes de peso do pop, como Justin Bieber e The Weeknd, tiveram seus últimos discos liberados também em cassete, bem como clássicos de artistas como Eminem (The Slim Shady LP) e Prince (Purple Rain) também chegaram ao mercado na versão de fitas.
Isso também se soma iniciativas como o Cassette Store Day, que ocorreu em todo o mundo o último dia 8/10, propondo a venda das nostálgicas fitinhas muitas delas inéditas no mercado.
Apesar desse crescimento, as cassetes ainda estão longe de alcançar os bons números dos discos de vinil, que atingiram um recorde de venda de 3,2 milhões no Reino Unido e de 13,1 milhões nos EUA só em 2016. Resta saber se, no futuro próximo, o público vai pegar gosto mesmo por mais esse formado até então praticamente esquecido. Muita gente não acreditou no vinil e hoje ele está com tudo, com fábricas lutando para atender a enorme demanda, não é mesmo? Vamos acompanhar.