Por: Anderson Santiago
Não é novidade dizer que um dos pilares do surgimento do techno na cidade norte-americana de Detroit, há cerca de três décadas, foi um coletivo local chamado Underground Resistance (UR). Iniciado por Jeff Mills e “Mad” Mike Banks, no final dos anos 80, o UR foi capaz de mesclar a estética do início do techno de Detroit com as complexas circunstâncias sociais, políticas e econômicas da era Reagan, produzindo música intransigente voltada para promover sensibilização a fim de facilitar mudanças políticas.
A música do UR atingia em cheio os americanos negros de classe baixa e uma de suas intenções era, de fato, inspirar os trabalhadores e os pobres a saírem do ciclo da pobreza na cidade, ao mesmo tempo em que re rebelavam contra a comercialização do techno. Toda essa jornada história e musical rendeu muito material (ainda bem!). Para se ter uma ideia, entre 1990 e 2010, o coletivo lançou 45 singles e EPs, três álbuns e 12 remixes entre 1990 e 2010, incluindo trabalhos para grupos como Depeche Mode e Kraftwerk.
A ótima notícia é que eles acabaram de anunciar que todo o catálogo musical do UR remasterizado será disponibilizado na internet. “Mad” Mike Banks fez um post na página de Facebook chamada “Somewhere in Detroit” na qual disse:
“Em breve oferecemos um serviço de entrega digital do Bandcamp com UR & Red Planet masterizado por ninguém menos que o DJ Skurge (do UR) em níveis sonoros nunca antes oferecidos por qualquer outro site na web (todas as coisas da UR & RP na web estão hoje em baixa qualidade ou copiados de discos de vinil– e quase todos são ilegais!!!)”.
Mal podemos esperar!