O produtor britânico Bonobo acabou de divulgar mais uma faixa de seu aguardado sexto álbum de estúdio, “Migration”, prestes a ser lançado pela gravadora Ninja Tune. A faixa é uma bela colaboração com Nick Murphy (que atendia pelo nome de Chet Faker), e se chama “No Reason”. Trata-se de um hit atmosférico com uma pitada de techno, coroado com a melancolia da voz de Murphy.
Essa vibe atmosférica, marcada por uma mistura de colagens de sons acústicos e eletrônicos, é uma das marcas inerentes do trabalho de Bonobo tanto nos seus DJ set quanto no seu live, no qual divide o palco com 12 músicos. Aos 40 anos e com mais de 15 anos de carreira, ele parece estar no seu auge e, mesmo assim, consegue se manter a uma certa distância do mainstream graças à complexidade de suas melodias. Em entrevista recente ao jornal britânico Financial Times, ele disse que, ainda hoje, mesmo tendo feito mais de 175 shows em 30 países para mais de 2 milhões de pessoas na sua última turnê, pouca gente o reconhece. “As pessoas não sabem necessariamente quem eu sou. Muita gente pensa que Bonobo é uma banda. Eu não faço música influenciada por uma personalidade. Personalidade se estagna, as pessoas se cansaram disso. Quando é puramente sobre e ligado à música, é o que dá longevidade.”
No bate-papo, Bonobo também comenta sobre o novo álbum, que será mais um híbrido de criações e colagens instrumentais com beats dançantes.”Não há mais essa coisa polarizada da música eletrônica versus música acústica. Eu uso métodos eletrônicos para fazer música não-eletrônica. É essencialmente editar e compilar o som de forma humana e usar o equipamento para fazer colagens com ele. Se você pensa em música eletrônica no sentido tradicional, como o techno de Detroit ou Kraftwerk, é literalmente som gerado por máquinas. O que estou fazendo é colagem de som de fontes acústicas. Ao invés de música feita por máquinas, é música feita com máquinas.”
“Migration” será lançado na sexta-feira (13/1) e já conta com outras duas músicas lançadas: “Kerala” e “Break Apart” (esta últiama com o ótimo duo canadense Rhye).