Show do Kraftwerk em Buenos Aires pode ser cancelado devido a sanções pós Time Warp

Por: Anderson Santiago

O fantasma do Time Warp em Buenos Aires ainda atrapalha – e muito – o mercado de eventos da cidade. O mais novo triste capítulo dessa história é a notícia de que o show do grupo alemão Kraftwerk, marcado para ocorrer no dia 23 de novembro na capital argentina, pode ser cancelado devido às sanções que o governo adotou após a tragédia que matou cinco pessoas em abril deste ano no festival Time Warp.

De acordo com o jornal Clarín, os organizadores pediram uma licença prévia para realizar o evento em julho, mas, há duas semanas, quando mais de 70% dos ingressos já haviam sido vendidos, as autoridades revogaram a decisão. O veto ocorre devido a uma proibição contra grandes eventos de música eletrônica criada pelo prefeito Horácio Rodriguez Larreta após o incidente que chocou o país no começo do ano. Segundo um representante do governo, “Depois do Time Warp, uma decisão do juiz Lisandro Fastman proibiu todos os festivais de música eletrônica, e, apesar de os organizadores já terem apresentado sua papelada com 30 dias de antecedência, não podemos aceitar a autorização”. Eles continuaram dizendo que, embora não seja um festival de dance music no sentido mais tradicional, a decisão ainda se aplica porque a banda “usa sintetizadores ou samplers como seu instrumento principal”.

Do outro lado, a produtora Move Concerts se defendeu dizendo que o show não deve se qualificar com base nos critérios da decisão. “Eles usam sintetizadores, mas o que estamos propondo é um formato diferente”, disseram na mesma reportagem do periódico argentino. “É um concerto aberto ao público com duração de até duas horas e não haverá sequer bebidas alcoólicas sendo servidas”. Eles apresentaram um apelo ao governo da cidade e estão esperando uma resposta.

Mais um vez, ficamos chateados com a situação em que se encontra a principal cidade da Argentina. Se no no passado nós sempre a consideramos um local digno de efervescência cultural e pensamento politizado à frente de outras capitais latino-americanas, hoje vemos que o governo quer transformar essa bela cidade numa bolha alienada capaz de barrar até shows, que fazem parte do calendário de qualquer cidade do mundo. Isso, infelizmente, não ocorre devido às mortes ocorridas no Time Warp, mas sim ao preconceito que se instaurou contra a música eletrônica desde então. Após essa notícia, nós estamos chorando (e torcendo) por você, Argentina!

Fique por dentro