Estudo diz que a maoria dos DJs sofre de depressão e ansiedade

Por: Rodrigo Airaf

Não é de hoje que acompanhamos alguns casos de DJs que cancelam turnês por conta de problemas mentais ou que ao menos admitem passar por esses problemas. No fim do ano passado, deadmau5 admitiu que estava com depressão severa em uma nota no Tumblr após repentinamente deletar suas contas no Twitter e no Facebook. O próprio Avicii também é um exemplo, já que aposentou-se aos 26 após muitos anos de problemas mentais e excessos com o álcool.

Existe um pensamento geral de que os DJs têm uma vida perfeita e completa, então o que pode fazer com que esses DJs entrem em depressão, crises de ansiedade ou outras questões da mente humana? De acordo com uma pesquisa feita pela instituição britânica Help Musicians, com 680 profissionais da música eletrônica, os fatores mais comuns são a baixa qualidade de vida, a falta de reconhecimento, a fadiga do trabalho e o machismo inerente na indústria.

Ainda no mesmo estudo, 71% desses músicos disseram sofrer ansiedade, e 68,5%, de depressão. “A reação do público é geralmente a de que DJs não deveriam reclamar, pois eles têm uma vida ótima. Certamente somos sortudos por fazer o que fazemos, mas não é como se também não tivéssemos problemas”, diz a DJ francesa Jennifer Cardini. 

Fique por dentro