O legado de David Bowie na música eletrônica

O mundo da música perdeu um de seus principais ícones. David Bowie nos deixou 3 dias depois de lançar seu 25º álbum “Blackstar”. Uma figura ímpar que teve sua marca registrada durante a fase Ziggy Stardust (um personagem que era um extraterrestre bissexual e andrógino que virou estrela do rock), no início dos anos 70, onde seus cabelos vermelhos fizeram muita gente mudar seu visual na época. Exagerado, polêmico, minimalista e sempre à frente de seu tempo, o camaleão (como era chamado) deixou grande legado na moda e também nas pistas de dança. “Let’s Dance”, “Under Pressure” (com Queen), “Rebel Rebel” e “Modern Love” foram grandes hits dos anos 80 e classificadas como 4 das faixas mais importantes de todos os tempos.
 
Bowie também lançou faixas como Subterraneans, da época em que explorava livremente sintetizadores e sonoridades eletrônicas como uma sessão de jazz, e conseguia construir atmosferas a frente do seu tempo:
 
 
Bowie foi um artista completo que experimentou uma vasta gama de estilos musicais, constantemente se renovando e apresentando novidades muitas vezes tidas como improváveis. Há quem não perceba sua norme contribuição para a indústria da música eletrônica, mas ele inclusive mostra um pouco de techno, industrial e drum’n’bass, como a faixa “Little Wonder”, no álbum “Earthling”, além de muitos remixes.
 
Em 2003, foi lançada uma coletânea com versões extended raras de algumas faixas dele, como “Just For One Day (Heroes)”, “Loving The Alien”, “Magic Dance” e “This Is Not America”, entre outras. Clique aqui para ver mais informações sobre o disco. 
 
Por outro lado, várias de suas faixas foram remixadas por artistas expressivos. Uma das que mais se destacaram foi o remix de David Guetta para “Just For One Day (Heroes)”, lançado em 2003 e que tocou bastante nas pistas de dança em todo o mundo, quando Guetta ainda não flertava tanto com a música pop.



Aphex Twin também remixou Just For One Day (Heroes).


 
Pet Shop Boys tratou de remixar Hello Spaceboy


A lista é extensa. Qual é o seu preferido?

Fique por dentro